APRENDER ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE AULA

Authors

  • Cibelli Batista Belo Prefeitura Municipal de Irati
  • Tania Teresinha Bruns Zimer Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13748

Keywords:

Educação Infantil. Interdisciplinaridade. Brincar. Ciências. Matemática.

Abstract

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem relação com o desenvolvimento integral da criança, partindo de brincadeiras e interações, conforme documentos oficiais. O objetivo deste trabalho é analisar aspectos de aprendizagens desenvolvidas pelas crianças de dois a três anos em uma prática pedagógica além das paredes da sala de aula. Baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2018), e autores que abordam sobre a história da Educação Infantil no Brasil, o brincar, as interações, as Ciências e a Matemática na Educação Infantil, assim como aqueles que tratam sobre a interdisciplinaridade. A metodologia utilizada é qualitativa, e enquadra-se no estudo de caso. A coleta para a análise de dados foi feita por fotos e vídeos. Nesta prática, foram abordadas noções matemáticas e de ciências, possibilitando a exploração do ambiente fora da sala de aula, observação e conhecimento de diferentes espaços e situações cotidianas, como o lugar de onde vem o leite. A prática se constitui em uma experiência prazerosa e diferente do que as crianças estão acostumadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Cibelli Batista Belo, Prefeitura Municipal de Irati
    Títulação: Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Irati. Paraná, Brasil.
  • Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná
    Títulação: Doutorado em Educação Professora da área de Metodologia e Prática de Ensino de Matemática do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, Setor de Exatas da Universidade Federal do Paraná. Curitiba - Paraná - Brasil

Published

2023-10-05

How to Cite

APRENDER ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE AULA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13748. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13748. Acesso em: 16 oct. 2025.