APRENDER ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13748Keywords:
Educação Infantil. Interdisciplinaridade. Brincar. Ciências. Matemática.Abstract
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem relação com o desenvolvimento integral da criança, partindo de brincadeiras e interações, conforme documentos oficiais. O objetivo deste trabalho é analisar aspectos de aprendizagens desenvolvidas pelas crianças de dois a três anos em uma prática pedagógica além das paredes da sala de aula. Baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2018), e autores que abordam sobre a história da Educação Infantil no Brasil, o brincar, as interações, as Ciências e a Matemática na Educação Infantil, assim como aqueles que tratam sobre a interdisciplinaridade. A metodologia utilizada é qualitativa, e enquadra-se no estudo de caso. A coleta para a análise de dados foi feita por fotos e vídeos. Nesta prática, foram abordadas noções matemáticas e de ciências, possibilitando a exploração do ambiente fora da sala de aula, observação e conhecimento de diferentes espaços e situações cotidianas, como o lugar de onde vem o leite. A prática se constitui em uma experiência prazerosa e diferente do que as crianças estão acostumadas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cibelli Batista Belo, Tania Teresinha Bruns Zimer

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR