A EDUCAÇÃO CTS NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13798Keywords:
Ensino de Ciências, Docência, Ciência-Tecnologia-SociedadeAbstract
Este artigo teve como objetivo identificar pesquisas vinculadas a Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino Médio através de uma revisão bibliográfica em trabalhos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias (IBICT). A abordagem metodológica é qualitativa do tipo bibliográfica, seguindo pressupostos metodológicos para compor um estado do conhecimento. Os trabalhos foram analisados adotandoa metodologia da Análise Textual Discursiva, organizando os resultados em duas categorias emergentes: (1) Implicações da realidade escolar e da motivação dos alunos na formação e atuação do professor, com perspectiva CTS; (2) Percursos e resultados da formação e da prática de professores, com perspectiva CTS, no Ensino Médio. Os resultados encontrados evidenciam uma realidade escolar fragilizada, compreensões limitadas dos professores sobre CTS e apontam a formação docente como direção para o desenvolvimento de práticas pedagógicas articuladas à educação CTS. A falta de planejamento coletivo é um fator limitante assinalado pela pesquisa ao desenvolvimento de novas propostas de ensino e a mudança de postura dos professores em relação ao ensino interdisciplinar é um destaque da pesquisa, tendo em vista ser um fator relevante para alavancar a educação baseado na tríade CTS.
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