A EDUCAÇÃO CTS NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13798

Keywords:

Ensino de Ciências, Docência, Ciência-Tecnologia-Sociedade

Abstract

Este artigo teve como objetivo identificar pesquisas vinculadas a Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino Médio através de uma revisão bibliográfica em trabalhos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro  de Informação em Ciência e Tecnologias (IBICT). A abordagem metodológica é qualitativa do tipo bibliográfica, seguindo pressupostos metodológicos para compor um estado do conhecimento. Os trabalhos foram analisados adotandoa metodologia da Análise Textual Discursiva, organizando os resultados em duas categorias emergentes: (1) Implicações da realidade escolar e da motivação dos alunos na formação e atuação do professor, com perspectiva CTS; (2) Percursos e resultados da formação e da prática de professores, com perspectiva CTS, no Ensino Médio. Os resultados encontrados evidenciam uma realidade escolar fragilizada, compreensões limitadas dos professores sobre CTS e apontam a formação docente como direção para o desenvolvimento de práticas pedagógicas articuladas à educação CTS. A falta de planejamento coletivo é um fator limitante assinalado pela pesquisa ao desenvolvimento de novas propostas de ensino e a mudança de postura dos professores em relação ao ensino interdisciplinar é um destaque da pesquisa, tendo em vista ser um fator relevante para alavancar a educação baseado na tríade CTS.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Sinara München, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutora em Educação em Ciências (UFSM). Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) Campus Cerro Largo/RS. Os interesses de estudo e pesquisa se concentram no Ensino de Ciências e Química com ênfase nos seguintes temas: Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade; materiais didáticos; formação de professores; e Educação do Campo.

Published

2023-10-05

How to Cite

A EDUCAÇÃO CTS NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13798. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13798. Acesso em: 16 oct. 2025.