UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE ELETRODINMICA

Authors

  • Fernanda Batista da Silva
  • Luciano Denardin PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13872

Keywords:

Ensino Por Investigação, Alfabetização Científica, Sequência de Ensino Investigativa

Abstract

Este trabalho tem como objetivo propor uma Sequência de Ensino Investigativa sobre Eletrodinâmica, com vistas a promover a alfabetização científica em estudantes do Ensino Médio. As atividades foram elaboradas a partir dos elementos do Ensino por Investigação proposto por Carvalho (2013) e nos eixos estruturantes e indicadores de alfabetização científica apresentado por Sasseron (2008). Foram elaboradas 24 atividades sobre os tópicos: aparelhos elétricos, energia elétrica, plugues e tomadas, entre outros assuntos. As atividades foram divididas em três blocos, contemplando todos os eixos estruturantes da alfabetização científica propostos por Sasseron (2008). Em conclusão, são inúmeras as possibilidades de trabalhar com o ensino por investigação, desde que o estudante seja protagonista do aprendizado e construa conhecimento científico a partir da reflexão e argumentação feitas com base nos dados e evidências obtidos ao investigar uma situação-problema.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-10-05

How to Cite

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE ELETRODINMICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13872. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13872. Acesso em: 16 oct. 2025.