UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE ELETRODINMICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13872Keywords:
Ensino Por Investigação, Alfabetização Científica, Sequência de Ensino InvestigativaAbstract
Este trabalho tem como objetivo propor uma Sequência de Ensino Investigativa sobre Eletrodinâmica, com vistas a promover a alfabetização científica em estudantes do Ensino Médio. As atividades foram elaboradas a partir dos elementos do Ensino por Investigação proposto por Carvalho (2013) e nos eixos estruturantes e indicadores de alfabetização científica apresentado por Sasseron (2008). Foram elaboradas 24 atividades sobre os tópicos: aparelhos elétricos, energia elétrica, plugues e tomadas, entre outros assuntos. As atividades foram divididas em três blocos, contemplando todos os eixos estruturantes da alfabetização científica propostos por Sasseron (2008). Em conclusão, são inúmeras as possibilidades de trabalhar com o ensino por investigação, desde que o estudante seja protagonista do aprendizado e construa conhecimento científico a partir da reflexão e argumentação feitas com base nos dados e evidências obtidos ao investigar uma situação-problema.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Fernanda Batista da Silva, Luciano Denardin

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR