DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DO USO DA TEORIA DO DESIGN INTELIGENTE PARA DISCUSSÕES DE CARACTERÍSTICAS DA NATUREZA DA CIÊNCIA LEVANTADAS POR DOCENTES DE UM CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

Autores

  • Hernani Luiz Azevedo UFMT
  • Lizete Maria Orquiza de Carvalho Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) https://orcid.org/0000-0002-8866-3751

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.13890

Palavras-chave:

Natureza da Ciência; Teoria da Ação Comunicativa; Naturalismo Metodológico; Teoria do Design Inteligente; Ensino de Ciências.

Resumo

Esta pesquisa intentou investigar quais limites e possibilidades se apresentariam quanto à compreensão da Natureza da Ciência (NdC), em discussões envolvendo a Teoria do Design Inteligente (TDI) protagonizadas por professores que atuam numa licenciatura em Ciências e Matemática. Para tanto, tomamos por referencial teórico princípios da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas. Realizamos uma pesquisa de ordem qualitativa, cuja metodologia se aproxima da investigação-ação. Dentre os principais resultados, os docentes identificaram que a TDI faz proposições que podem servir de mote para discussões sobre o papel do naturalismo metodológico na ciência e assim contribuir para reflexões sobre a Natureza da Ciência. Contudo, foi apontado também que a utilização de tal teoria, devido à polêmica que a envolve, poderia provocar uma indesejável banalização, por parte da consciência pública, acerca da fundamentação do conhecimento científico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutoramento no College of Education, da Michigan State University. Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Londrina, graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora aposentada no Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e docente voluntária no Curso de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP e na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - Doutorado - REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação científica, formação inicial de professores de Física e formação de professores de Ciências no contexto escolar.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DO USO DA TEORIA DO DESIGN INTELIGENTE PARA DISCUSSÕES DE CARACTERÍSTICAS DA NATUREZA DA CIÊNCIA LEVANTADAS POR DOCENTES DE UM CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.13890. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13890. Acesso em: 15 jan. 2026.