“ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA”, “LETRAMENTO CIENTÍFICO” OU “ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO” - DESSEMELHANÇA CONCEITUAL?: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.14246Keywords:
letramento científico;, alfabetização científica, educação científicaAbstract
O presente trabalho é o resultado de uma Revisão Sistemática de Literatura, de artigos no período compreendido entre 2018 e 2022, como o objetivo de avaliar e analisar os resultados relacionados as evidências disponíveis nas pesquisas, sobre os termos, Alfabetização Científica e Letramento Científico; com diferenças conceituais, e pesquisas que trazem apenas uma variação de denominação. Utilizou-se como metodologia a RSL, seguindo um protocolo de estudo, e a abordagem PICOS para descrição dos Critérios da Pesquisa e com o auxílio do Software on-line Parsifal, que contemplam etapas desenvolvidas para apoiar pesquisadores. Como resultados extraídos na revisão, validamos 17 trabalhos, que apontaram considerações que confrontam definições dos termos em questão. Diante das dessemelhanças e semelhanças dos termos encontrados, consideramos mais concebível reputar, como uma questão de variação, e que sua adoção, se dá a partir das vertentes dos estudos de cada país, em consequência de suas influências, do contexto educacional, e do momento sócio-histórico.
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Copyright (c) 2023 Dina Séfora Santana Menezes Lima, Daniel Brandão Menezes, Maria Cleide da Silva Barroso

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