“ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA”, “LETRAMENTO CIENTÍFICO” OU “ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO” - DESSEMELHANÇA CONCEITUAL?: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Authors

  • Dina Séfora Santana Menezes Lima Instituto Federal do Ceará
  • Maria Cleide da Silva Barroso
  • Daniel Brandão Menezes

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.14246

Keywords:

letramento científico;, alfabetização científica, educação científica

Abstract

O presente trabalho é o resultado de uma Revisão Sistemática de Literatura, de artigos no período compreendido entre 2018 e 2022, como o objetivo de avaliar e analisar os resultados relacionados as evidências disponíveis nas pesquisas, sobre os termos, Alfabetização Científica e Letramento Científico; com diferenças conceituais, e pesquisas que trazem apenas uma variação de denominação. Utilizou-se como metodologia a RSL, seguindo um protocolo de estudo, e a abordagem PICOS para descrição dos Critérios da Pesquisa e com o auxílio do Software on-line Parsifal, que contemplam etapas desenvolvidas para apoiar pesquisadores. Como resultados extraídos na revisão, validamos 17 trabalhos, que apontaram considerações que confrontam definições dos termos em questão. Diante das dessemelhanças e semelhanças dos termos encontrados, consideramos mais concebível reputar, como uma questão de variação, e que sua adoção, se dá a partir das vertentes dos estudos de cada país, em consequência de suas influências, do contexto educacional, e do momento sócio-histórico.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-01-24

How to Cite

“ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA”, “LETRAMENTO CIENTÍFICO” OU “ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO” - DESSEMELHANÇA CONCEITUAL?: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.14246. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14246. Acesso em: 16 oct. 2025.