CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON: UMA PROPOSTA COM ENFOQUE CTS PARA O ENSINO MÉDIO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14780

Keywords:

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Ciência Tecnologia e Sociedade, Ensino de Física, Proposta didática

Abstract

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) foi proposta por Ausubel e baseia-se na possibilidade de construção intencional de novos significados por parte do aprendiz, a partir da interação com significados já existentes em sua própria estrutura cognitiva. Para que isso ocorra é necessário que o aprendiz manifeste disposição para aprender e o material utilizado no processo de aprendizagem seja potencialmente significativo. Considerando-se isso, o presente estudo tratará de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com enfoque em Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) para alunos da primeira série do Ensino Médio na disciplina de Física. Nesta UEPS abordou-se mais especificamente as Leis de Newton e a sua relação com as leis e dispositivos de segurança no trânsito. O objetivo foi de construir e aplicar uma UEPS para que se pudesse facilitar a construção de uma aprendizagem mais significativa para o aluno, e também de mostrar como a Física faz parte do seu cotidiano. Os resultados obtidos com a aplicação da proposta permitiram identificar indícios de aprendizagem significativa, mostrando que a UEPS é promissora no sentido de se apresentar como um material de ensino potencialmente significativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Henrique Deon Dalla Corte

    Graduado em Física pela Universidade de Passo Fundo. Professor da rede pública do Rio Grande do Sul. 

  • Alisson Cristian Giacomelli, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu), Mestre em Ensino e Ciências e Matemática e graduado em Física pela Universidade de Passo Fundo, RS. Professor do Curso de Física da Universidade de Passo Fundo.

  • Marivane de Oliveira Biazus

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu), Mestre em Ensino e Ciências e Matemática e graduada em Física pela Universidade de Passo Fundo, RS. Professora de Física da rede privada e pública do Rio Grande do Sul.

Published

2023-04-22

How to Cite

CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON: UMA PROPOSTA COM ENFOQUE CTS PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14780. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14780. Acesso em: 16 oct. 2025.