O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, CHILE E COLÔMBIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14784

Keywords:

Ensino por Investigação, América Latina, Educação Científica

Abstract

Este estudo teve por objetivo comparar a proposta do Ensino por Investigação em documentos curriculares do Brasil, Chile e Colômbia no intuito de estabelecer semelhanças e distinções entre ambas. É um estudo qualitativo e documental com análises realizadas em documentos normativos de ensino da área de Ciências da Natureza, Base Nacional Comum Curricular no Brasil, Bases Curriculares 7° básico a 2° médio do Chile e os Padres Básicos de Competência da área Ciências da natureza. Observamos convergências nos três países entre os elementos investigativos referentes à identificação e proposição do problema e comunicação. No Chile os elementos investigativos distintos são planejamento da investigação, processar e analisar evidências e avaliar. No documento brasileiro há ênfase na necessidade do uso da linguagem científica e importância que os estudantes façam intervenções a partir dos conhecimentos obtidos no processo investigativo; na Colômbia a formulação de perguntas e hipóteses, analisar, a capacidade de assombro, a busca de soluções; o uso das explicações a partir das teorias, e o estabelecimento de relações. Este estudo não é conclusivo, porém, os dados são relevantes para pesquisas posteriores referentes ao conteúdo dos documentos normativos de ensino quanto ao Ensino por Investigação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Andréia de Freitas Zompero

    Doutora em Ensino de Ciências. Univeridade Estadual de Londrina.

  • Diana Lineth Parga Losano

    Doutora em Educação para a Ciência. Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá.

  • Ximena Vildosola Tibaud

    Doutora em Didática das ciências. Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación – UMCE, ; Chile.

  • Eduarda Avani Rodrigues

    Licenciada em Ciências Biológicas. Universidade Estadual de Londrina.

Published

2023-04-22

How to Cite

O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, CHILE E COLÔMBIA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14784. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14784. Acesso em: 30 nov. 2025.