ESTÁGIO DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Milena Luiza Lucas Queiroz Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Loriége Pessoa Bitencourt
  • Maurecilde Lemes da Silva Santana

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.14804

Palavras-chave:

Pedagogia Universitária. Formação Inicial. Educação Matemática.

Resumo

O artigo é composto de reflexões sobre os impactos do estágio docência na formação pós-graduada, realizado em uma licenciatura em Pedagogia. O estágio foi realizado na componente curricular de Conteúdos e Metodologias da Matemática para o Início da Escolarização II, no semestre letivo 2022/2, ofertada presencialmente. Tem-se como objetivo refletir sobre os impactos do Estágio Docência na Educação Superior realizado na Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade pública do Mato Grosso. O quadro teórico foi articulado nas temáticas estágio docência, reflexão docente, educação matemática, pedagogia universitária como espaços potencializadores do movimento de formação e aprendizagem da docência. Observou-se a necessidade de o professor promover estratégias que estimulem os alunos em formação a compreender os conceitos apresentados pela componente curricular a fim de proporcionar um ambiente favorável à aprendizagem. A experiência mostrou que o estágio é um percurso formador e construtor de conhecimentos, capaz de contribuir, de forma reflexiva e crítica, para o compartilhamento de saberes, práticas e experiências profissionais basilares na construção da identidade profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

ESTÁGIO DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.14804. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14804. Acesso em: 16 out. 2025.