PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE IMAGENS FÍLMICAS: UMA ABORDAGEM CTS NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.14964Keywords:
Alfabetização científica, Cinema, Análise fílmica, Recursos didáticosAbstract
O cinema, como meio audiovisual que combina som e imagens em movimento, proporciona uma experiência única ao espectador. Os filmes têm ampliado a percepção das possibilidades do olhar sobre as imagens em movimento em comparação com a fotografia do século XIX. Reconhecendo o cinema como um produto das inovações tecnológicas, é possível utilizá-lo como uma ferramenta para promover debates com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas escolas. Este artigo tem como objetivo propor subsídios que auxiliem os professores na seleção e análise de filmes como recursos didático-pedagógicos em aulas de Ciências, com enfoque CTS. São discutidas as relações entre o cinema e o ensino de Ciências, destacando os filmes como recursos didáticos no enfoque CTS. Além disso, é apresentada uma proposta de leitura de imagens fílmicas (LIF) com enfoque CTS, dividida em três etapas: seleção, descrição e interpretação das interações CTS presentes no filme.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR

