PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE IMAGENS FÍLMICAS: UMA ABORDAGEM CTS NA PRÁTICA DOCENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.14964

Keywords:

Alfabetização científica, Cinema, Análise fílmica, Recursos didáticos

Abstract

O cinema, como meio audiovisual que combina som e imagens em movimento, proporciona uma experiência única ao espectador. Os filmes têm ampliado a percepção das possibilidades do olhar sobre as imagens em movimento em comparação com a fotografia do século XIX. Reconhecendo o cinema como um produto das inovações tecnológicas, é possível utilizá-lo como uma ferramenta para promover debates com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas escolas. Este artigo tem como objetivo propor subsídios que auxiliem os professores na seleção e análise de filmes como recursos didático-pedagógicos em aulas de Ciências, com enfoque CTS. São discutidas as relações entre o cinema e o ensino de Ciências, destacando os filmes como recursos didáticos no enfoque CTS. Além disso, é apresentada uma proposta de leitura de imagens fílmicas (LIF) com enfoque CTS, dividida em três etapas: seleção, descrição e interpretação das interações CTS presentes no filme.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru (2015-2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Especialização em Educação Pública - UEM (2001-2003) e Especialização em Docência no Ensino Superior - CE-SUMAR (2006-2007). Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006). Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG.

  • Bettina Heerdt, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (UNICENTRO). Docente adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Published

2024-07-12

How to Cite

PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE IMAGENS FÍLMICAS: UMA ABORDAGEM CTS NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.14964. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14964. Acesso em: 16 oct. 2025.