A EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO SOBRE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.14991Keywords:
Atividade experimental, Ensino de Ciências, Formação inicial de professoresAbstract
A experimentação didática é uma estratégia de ensino em aulas de Ciências e que vem sendo objeto de estudo desde a década de 1980. Relatamos neste artigo parte dos resultados de uma dissertação de mestrado referentes ao objetivo que buscou compreender, sob a investigação do fluxograma das disciplinas obrigatórias de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade estadual do Rio de Janeiro, as ideias sobre experimentação e sua importância na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa social e qualitativa na área das Ciências Humanas ou Sociais Aplicadas. Os dados da pesquisa consistiram nas ementas das disciplinas do curso de Licenciatura. A técnica de análise adotada foi a de análise documental. Os resultados indicam que há uma necessidade em reavaliar criticamente os termos relacionados à experimentação para que não sejam empregados deliberadamente.
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