POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: APONTAMENTOS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15236Palavras-chave:
História e Filosofia da Ciência, Ensino de ciências, Revisão sistemática da literaturaResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre a utilização da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências. Foram selecionados artigos do extrato A1 e A2 do Qualis da Capes na área do Ensino, em português e espanhol, no intervalo temporal de 1994 a 2020. Os artigos encontrados foram analisados e classificados destacando características como: autores, ano de publicação, protocolo e tipo de estudo, abordagens, metodologias, temáticas, entre outros. Os documentos foram classificados em cinco eixos temáticos: i. propostas didáticas para utilização da História e Filosofia da Ciência em sala de aula, ii. utilização na formação dos professores, iii. revisão dissertações/teses/artigos/livros, iv. contextualização histórica, e v. teorias/posições filósofos da ciência. Os resultados revelam que as abordagens históricas e filosóficas têm favorecido e orientado o ensino de conceitos científicos, o desenvolvimento cultural e cognitivo do estudante da educação básica. As propostas didáticas relatadas utilizam a História e Filosofia da Ciência na contextualização dos conteúdos, contribuindo para tornar as aulas mais criativas, motivadoras e reflexivas. As fragilidades identificadas na revisão relacionaram-se à ausência de estudos sobre a qualidade das aprendizagens e dos resultados das propostas executadas no ambiente escolar. A simples inclusão de abordagens históricas e filosóficas parecer não ser capaz de superar as fragilidades ensino. A adequação das abordagens é um fator importante no processo de ensino aprendizagem, sendo necessária maior disseminação das experiências exitosas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Natália Carminatti Ricardi, Flávia Maria Teixeira Dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR