CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15266Keywords:
Ensino de Ciências, Construção do Conhecimento, Coletivos de PensamentoAbstract
Apresenta-se um estudo realizado com o objetivo de compreender aspectos que caracterizam abordagens da História da Ciência (HC) em estudos que utilizam a epistemologia de Ludwik Fleck. O uso da HC no ensino de Ciências (EC) tem sido foco de pesquisas no Brasil que buscam contribuir na construção de entendimentos acerca de como os estudantes compreendem os conceitos e teorias científicas, e, também, como constroem uma visão da Ciência e dos cientistas. Com essa perspectiva, Ludwik Fleck, epistemólogo alemão, propôs a utilização da HC por meio de estudos que relacionem aspectos culturais, históricos, políticos e sociais. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo revisão bibliográfica em que utilizou-se como objeto de investigação dissertações e teses publicadas no Brasil, que utilizam o referencial de Ludwik Fleck, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio de uma análise de conteúdo identificou-se 32 estudos, sendo 16 dissertações e 16 teses, no período de 2002 a 2019. Nos trabalhos buscou-se de que forma a HC estava sendo abordada, nesse sentido identificou-se três categorias, sendo: I) Como uma possibilidade para compreender conceitos e analisar coletivos de pensamento; II) Como um campo de estudos da área de ensino de ciências; III) Como um campo de estudos de Fleck. Observou-se de forma mais recorrente nos trabalhos a importância da HC como possibilidade dos estudantes compreenderem os conceitos científicos, sendo 15 dos 32 trabalhos com essa perspectiva. Entende-se com isso, que os estudos que utilizam a epistemologia de Ludwik Fleck contribuem para a construção de uma perspectiva adequada acerca do uso da HC no ensino, o que demonstra a importância dos estudos fleckianos para a área do Ensino de Ciências.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Mariana de Bastos Santiago, Fabiane de Andrade Leite, Erica do Espirito Santo Hermel

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR