PRODUTOS EDUCACIONAIS ENVOLVENDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.15276Keywords:
Ensino de Física atividade experimental atividade computacionalAbstract
Este artigo aborda um estudo do tipo bibliográfico referente à integração de atividades experimentais e computacionais desenvolvidas em produtos educacionais no Ensino de Física. Os objetivos deste artigo são de sintetizar e analisar características apontadas pelos produtos educacionais em relação às atividades experimentais e computacionais no Ensino de Física. Para isso, foi realizada uma pesquisa sobre as referidas produções entre os anos de 2011 a 2022 concernentes ao tema em questão. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa por produtos nas seguintes fontes: sites da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), do Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT), da Universidade de Passo Fundo (UPF), da Universidade Estadual Paraíba (UEPB), Repositótio do Educapes, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) e Google Acadêmico. Considerando as fontes pesquisadas e os filtros, encontraram-se 129 trabalhos. Entretanto, apenas 11 foram sintetizados por ter relação direta com a temática. Diante da análise das produções encontradas, foi possível inferir que o uso integrado das atividades experimentais e as computacionais, apresentam indícios de favorecimento de aprendizagem, indo além da aquisição de conceitos, promovendo a relação entre professor, conteúdo e aprendiz, tornando o aluno um ser ativo dos processos de ensino e de aprendizagem; além disso, representa dupla possibilidade para que o docente deixe de ministrar, exclusivamente, aulas tradicionais, centradas no professor e sem discussão com os alunos.
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Copyright (c) 2023 Rosivaldo Carvalho Gama Júnior, Marco Antonio Moreira, Iramaia Jorge Cabral de Paulo

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