ESTRATÉGIAS EM ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL II E MÉDIO: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15514Keywords:
Educação financeira, Matemática financeira, ; Ensino Fundamental II, Ensino MédioAbstract
Este trabalho trata-se de uma Revisão Integrativa que tem como objetivo levantar as estratégias utilizadas em ensino de educação financeira para os estudantes de nível fundamental (anos finais) e médio. A busca ocorreu durante o mês de agosto de 2023 nas bases de dados Eric, Scopus, Web of Science, ScienceDirect e Sage Journals com recorte temporal de 2018 a 2022. A partir do conteúdo dos estudos, foram evidenciadas três categorias: Programas de educação financeira baseados em jogos e simulações; Metodologias de ensino de educação financeira baseadas em projetos e atividades práticas e Avaliação do impacto de programas de educação financeira em escolas. Verificou-se que as estratégias de ensino de educação financeira e matemática financeira no Ensino Fundamental II e Médio são variadas e englobam programas baseados em jogos, metodologias de projetos, atividades práticas e avaliação de impacto. A diversidade das abordagens evidencia a importância de se considerar perspectivas múltiplas no ensino dessas disciplinas. O estudo enfatizou a necessidade de abordagens contínuas e melhorias constantes, destacando o papel crucial da educação financeira na preparação dos estudantes para os desafios financeiros contemporâneos. Observou-se que a gradual construção do conhecimento financeiro nos níveis fundamental e médio é essencial para capacitar os estudantes de forma abrangente, preparando-os para enfrentar desafios financeiros ao longo de suas vidas. Isso ressalta a importância não apenas de incluir a educação financeira no currículo, mas também de adotar políticas de longo prazo que garantam a sustentabilidade e eficácia dessas iniciativas.
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