ESTRATÉGIAS EM ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL II E MÉDIO: REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

  • Daniel Silva de Oliveira UNINTER
  • Samara Gonçalves de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15514

Keywords:

Educação financeira, Matemática financeira, ; Ensino Fundamental II, Ensino Médio

Abstract

Este trabalho trata-se de uma Revisão Integrativa que tem como objetivo levantar as estratégias utilizadas em ensino de educação financeira para os estudantes de nível fundamental (anos finais) e médio. A busca ocorreu durante o mês de agosto de 2023 nas bases de dados Eric, Scopus, Web of Science, ScienceDirect e Sage Journals com recorte temporal de 2018 a 2022.  A partir do conteúdo dos estudos, foram evidenciadas três categorias: Programas de educação financeira baseados em jogos e simulações; Metodologias de ensino de educação financeira baseadas em projetos e atividades práticas e Avaliação do impacto de programas de educação financeira em escolas.  Verificou-se que as estratégias de ensino de educação financeira e matemática financeira no Ensino Fundamental II e Médio são variadas e englobam programas baseados em jogos, metodologias de projetos, atividades práticas e avaliação de impacto. A diversidade das abordagens evidencia a importância de se considerar perspectivas múltiplas no ensino dessas disciplinas. O estudo enfatizou a necessidade de abordagens contínuas e melhorias constantes, destacando o papel crucial da educação financeira na preparação dos estudantes para os desafios financeiros contemporâneos. Observou-se que a gradual construção do conhecimento financeiro nos níveis fundamental e médio é essencial para capacitar os estudantes de forma abrangente, preparando-os para enfrentar desafios financeiros ao longo de suas vidas. Isso ressalta a importância não apenas de incluir a educação financeira no currículo, mas também de adotar políticas de longo prazo que garantam a sustentabilidade e eficácia dessas iniciativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-12-11

How to Cite

ESTRATÉGIAS EM ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL II E MÉDIO: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.15514. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15514. Acesso em: 15 oct. 2025.