OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE POLÍMEROS: DA EXPLORAÇÃO DA BORRACHA À RECICLAGEM DOS TÊNIS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.15524Keywords:
polímeros, oficina temática, momentos pedagógicosAbstract
Os polímeros desempenham um papel central na sociedade contemporânea, estando presentes em uma ampla variedade de produtos. Contudo, a discussão acerca de sua produção, consumo e impacto ambiental ainda carece de maior aprofundamento no contexto escolar. O presente trabalho desenvolvido na disciplina Projetos de Educação Química: Recursos didáticos do curso de Licenciatura em Química da UFRGS, tem como objetivo propor uma Oficina Temática, utilizando o tênis como eixo central, por ser uma temática que conecta diretamente com o universo cotidiano, cultural e social dos estudantes. A proposta está alicerçada nos três momentos pedagógicos, e inclui atividades experimentais como a produção de "espaguete de alginato", análise de polímeros em fraldas descartáveis e investigação das propriedades de diferentes materiais poliméricos usados em tênis, visando aproximar o ensino de Química da realidade dos estudantes. Espera-se que a oficina promova aprendizagens que que integrem aspectos sociais, ambientais e tecnológicos aos conceitos da área de polímeros.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 José Daniel Souza, Vanessa Pereira de Souza, Pedro Vontobel, Luce Helena Kochem, Daniele Trajano Raupp

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR