ANÁLISE DE HABILIDADES COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE HIDROSTÁTICA COM USO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E JOGO DE TABULEIRO

Authors

  • Janaina Carneiro Universidade Federal do Pampa
  • Leda Goularte Machado Universidade Federal do Pampa
  • Franciele Braz de Oliveira Coelho Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15853

Keywords:

Experimentação; Jogo; Física; Habilidades Cognitivas; Ensino Médio.

Abstract

Este artigo apresenta atividades práticas experimentais desenvolvidas como estratégias para o Ensino de Física, na abordagem de conceitos de Hidrostática. O trabalho caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, caracterizando o objetivo principal como explicativo, o qual buscou analisar as habilidades cognitivas desenvolvidas na aplicação de um jogo. O procedimento caracterizou-se como experimental que contemplou a demonstração de atividades práticas experimentais. Para análise dos dados, utilizou-se a metodologia de Zoller que classifica as habilidades cognitivas desenvolvidas em LOCS e HOCS, respectivamente, de baixa e alta ordem. Para tanto, o estudo da Hidrostática, foi proposto através de um jogo de tabuleiro que possibilitasse uma aprendizagem com o desenvolvimento do raciocínio e habilidades cognitivas dos estudantes. Assim, a elaboração de questões voltadas ao tema buscou relacionar os conhecimentos prévios e os adquiridos ao longo do processo, sendo a proposta aplicada para estudantes da segunda série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do município de Dom Pedrito-RS. Com este enfoque foi possível verificar, através da análise das questões solucionadas pelos estudantes, que, inicialmente, as habilidades de baixa ordem caracterizaram-se como uma associação de informações repassadas. À medida que foram avançando no jogo, consequentemente com questões que exigiam maior atenção e raciocínio, os estudantes manifestaram habilidades superiores (de alta ordem). Contudo, destaca-se de forma continua a participação e o envolvimento dos estudantes neste processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Leda Goularte Machado, Universidade Federal do Pampa

    Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Dom Pedrito. Mestranda do Mestrado Acadêmico em Ensino Profissional da Unipampa, campus Bagé. Membro do grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico - Profissional de Professores da Educação (GRUPI).

  • Franciele Braz de Oliveira Coelho, Universidade Federal do Pampa

    Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Franciscana (UFN). Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa junto ao curso de Ciências da Natureza Licenciatura, campus Dom Pedrito.  Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC).

Published

2024-12-11

How to Cite

ANÁLISE DE HABILIDADES COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE HIDROSTÁTICA COM USO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E JOGO DE TABULEIRO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.15853. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15853. Acesso em: 16 oct. 2025.