O USO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA EM UMA VISÃO FREIREANA NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15993Keywords:
Função Exponencial, Matemática Financeira, Perspectiva FreireanaAbstract
Neste artigo é apresentada uma estratégia para o ensino de função exponencial a partir de uma visão freireana. O texto é oriundo de um trabalho de mestrado, o qual tem por objetivo o desenvolvimento de um produto educacional para o ensino de função exponencial no 1º ano do ensino médio. Enfatiza-se o trabalho com problemas reais, fazendo com que os estudantes compreendam e consigam aplicar nas situações cotidianas o que fora desenvolvido em aula. São apresentadas considerações a respeito do construtivismo associado à visão freireana de educação, bem como discussões sobre a relevância de trabalhar a partir da realidade do aluno. É descrita a aplicação do material didático com alguns dos resultados obtidos. O estudo de caso realizado mostrou-se exitoso, tendo em vista a boa participação dos alunos na realização das atividades. Além disso, as interações entre professor e aluno provocaram uma ampliação do conhecimento do professor a partir do interesse pelo mercado financeiro de um aluno
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Marta Aparecida Serpa, Luciano Andreatta-da-costa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR