A IMPORTNCIA DAS AULAS LABORATORIAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA E OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE

Authors

  • Paulo Gilson Felício do Nascimento Filho Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Sinara Mota Neves de Almeida Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16002

Keywords:

Aulas laboratoriais, Ensino de Biologia, Desafio docente

Abstract

As aulas práticas de laboratório desempenham um importante papel no ensino de Biologia, no qual se torna fundamental para a compreensão de determinados assuntos dessa disciplina no ensino médio. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a relevância das aulas práticas de laboratório no ensino de Biologia, bem como verificar quais são os principais desafios para a realização das mesmas no âmbito escolar. Para tanto, foi aplicado um questionário via Google forms a professores de Biologia de escolas de ensino médio do municipio de Redenção-CE. Através da aplicação desse questionário, foi evidenciado que os professores consideram que as aulas práticas são uma importante ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, no entanto, os mesmos enfrentam diversos desafios para realizar essa atividade dentro do cotidiano escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-06-23

How to Cite

A IMPORTNCIA DAS AULAS LABORATORIAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA E OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.5335/rbecm.v8i1.16002. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16002. Acesso em: 15 oct. 2025.