INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: FOCO NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Authors

  • Ricardo de Souza Centro Universitário FAM Online
  • Juliano Schimiguel

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.16249

Keywords:

Tecnologias Digitais (TD), Cálculo Diferencial e Integral (CDI), Formação de Professores de Matemática, Ensino de Matemática, Revisão Sistemática da Literatura (RSL)

Abstract

O presente estudo analisa as práticas e contribuições das Tecnologias Digitais – TD no ensino de Cálculo Diferencial e Integral – CDI no processo formativo de professores de Matemática. Propusemos, nesta investigação, responder a duas questões norteadoras: De que forma os recursos digitais influenciam a compreensão conceitual e as abordagens pedagógicas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral para licenciandos em Matemática? E quais poderiam ser as estratégias eficazes para integrar recursos digitais na formação de professores de Matemática, visando melhorar a qualidade do ensino de Cálculo Diferencial e Integral? A pesquisa, utilizou na Revisão Sistemática da Literatura – RSL estudos dos últimos 21 anos (2003 a 2024), tendo o objetivo de identificar como essas tecnologias têm sido integradas ao currículo e igualmente, como influenciam a compreensão conceitual e pedagógica dos futuros professores de Matemática. Constatou-se que o uso de TD deixou de ser uma tendência, tornando-se uma necessidade para modernizar o ensino de Matemática, proporcionando novas oportunidades de aprendizado e melhorando a qualidade da educação. Evidenciou-se também que a formação profissional docente deve acompanhar esse movimento, capacitando os professores para utilizar metodologias ativas e ferramentas tecnológicas eficazmente. Este estudo conclui que a integração das TD no ensino de CDI potencializa o aprendizado, ao mesmo tempo que capacita os professores para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-12-11

How to Cite

INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: FOCO NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL . Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.16249. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16249. Acesso em: 15 oct. 2025.