ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: BARREIRAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16607Palavras-chave:
Ensino de Física, Educação Profissional e Tecnologica, Ensino Médio integrado, Dificuldade de aprendizagemResumo
O ensino de Física no Brasil, especialmente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enfrenta desafios significativos relacionados às metodologias tradicionais que desmotivam os alunos, à ausência de interdisciplinaridade e às dificuldades específicas desse segmento educacional. Este estudo teve como objetivo identificar as principais barreiras no aprendizado da Física no ensino médio integrado à EPT. A pesquisa adotou abordagem mista, incluindo revisão sistemática de literatura e coleta de dados de campo com professores de Física de um Instituto Federal. Foram analisadas publicações dos últimos dez anos, utilizando a plataforma Google Acadêmico e aplicando a análise de conteúdo de Bardin (2016). Entre as dificuldades identificadas estão lacunas em conhecimentos matemáticos básicos, falta de integração entre conteúdos de Física e disciplinas técnicas, além de limitações na infraestrutura. As estratégias inovadoras demonstraram-se eficazes para aumentar o engajamento dos estudantes e aprimorar a compreensão dos conceitos físicos. Constatou-se que a reformulação do ensino, com maior integração entre teoria e prática e adaptação às realidades locais, é essencial para promover uma aprendizagem significativa e emancipatória. Os resultados reforçam que metodologias conectando conceitos físicos à realidade dos discentes são uma solução viável para superar os desafios do ensino de Física na EPT.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jonas Vieira de Araújo, Cleilton Sampaio de Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR