ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: BARREIRAS E DESAFIOS

Autores

  • Jonas Vieira de Araújo IFAC
  • Cleilton Sampaio de Farias IFAC

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16607

Palavras-chave:

Ensino de Física, Educação Profissional e Tecnologica, Ensino Médio integrado, Dificuldade de aprendizagem

Resumo

O ensino de Física no Brasil, especialmente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enfrenta desafios significativos relacionados às metodologias tradicionais que desmotivam os alunos, à ausência de interdisciplinaridade e às dificuldades específicas desse segmento educacional. Este estudo teve como objetivo identificar as principais barreiras no aprendizado da Física no ensino médio integrado à EPT. A pesquisa adotou abordagem mista, incluindo revisão sistemática de literatura e coleta de dados de campo com professores de Física de um Instituto Federal. Foram analisadas publicações dos últimos dez anos, utilizando a plataforma Google Acadêmico e aplicando a análise de conteúdo de Bardin (2016). Entre as dificuldades identificadas estão lacunas em conhecimentos matemáticos básicos, falta de integração entre conteúdos de Física e disciplinas técnicas, além de limitações na infraestrutura. As estratégias inovadoras demonstraram-se eficazes para aumentar o engajamento dos estudantes e aprimorar a compreensão dos conceitos físicos. Constatou-se que a reformulação do ensino, com maior integração entre teoria e prática e adaptação às realidades locais, é essencial para promover uma aprendizagem significativa e emancipatória. Os resultados reforçam que metodologias conectando conceitos físicos à realidade dos discentes são uma solução viável para superar os desafios do ensino de Física na EPT.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleilton Sampaio de Farias, IFAC
    Professor do Instituto Federal do Acre e do Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Acre  Doutor em Ensino de Biociências e Saúde -  Instituto Oswaldo Cruz - IOC Doutorado sanduíche no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT da Universidade de Lisboa/PT   http://lattes.cnpq.br/4495648642048152 https://orcid.org/0000-0003-1783-3175  

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: BARREIRAS E DESAFIOS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.5335/rbecm.v8i1.16607. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16607. Acesso em: 15 out. 2025.