APRENDIZAGEM DE MEDIÇÃO: INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPONTNEOS E CIENTÍFICOS SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16655Palavras-chave:
Medição, Precisão, Confiabilidade, Intervenção pedagógica, Teoria Histórico-CulturalResumo
Partindo da perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski, este estudo analisou como uma intervenção pedagógica, por meio de uma sequência didática, pode contribuir para a compreensão de conceitos relacionados à medição, como precisão, erro e confiabilidade. Direcionada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a pesquisa utilizou atividades práticas e contextualizadas que exploraram instrumentos como régua, trena, aplicativos digitais e paquímetro. O objetivo foi promover a transição de conhecimentos espontâneos para científicos, valorizando as vivências dos estudantes e integrando-as aos conceitos formais. A metodologia seguiu a abordagem de Intervenção Pedagógica proposta por Damiani et al. (2013) e análise qualitativa conforme Yin (2016). Os resultados indicaram avanços significativos no entendimento e aplicação dos conceitos de medição, com destaque para o papel do parceiro mais capaz e da interação social no processo de aprendizagem. A sequência didática foi formalizada como um texto de apoio para professores, com orientações adaptáveis para diferentes contextos da Educação Básica, visando contribuir para o avanço científico e o aprimoramento das competências dos estudantes. Concluiu-se que a integração entre teoria e prática, mediada por atividades contextualizadas, é essencial para o desenvolvimento das habilidades de medição na Educação Básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nelson Luiz Reyes Marques, Graciela Garcia Dutra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR