APRENDIZAGEM DE MEDIÇÃO: INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPONTNEOS E CIENTÍFICOS SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Nelson Luiz Reyes Marques Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Campus Pelotas-Visconde da Graça
  • Graciela Garcia Dutra Prefeitura Municipal de Piratini - RS

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16655

Palavras-chave:

Medição, Precisão, Confiabilidade, Intervenção pedagógica, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Partindo da perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski, este estudo analisou como uma intervenção pedagógica, por meio de uma sequência didática, pode contribuir para a compreensão de conceitos relacionados à medição, como precisão, erro e confiabilidade. Direcionada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a pesquisa utilizou atividades práticas e contextualizadas que exploraram instrumentos como régua, trena, aplicativos digitais e paquímetro. O objetivo foi promover a transição de conhecimentos espontâneos para científicos, valorizando as vivências dos estudantes e integrando-as aos conceitos formais. A metodologia seguiu a abordagem de Intervenção Pedagógica proposta por Damiani et al. (2013) e análise qualitativa conforme Yin (2016). Os resultados indicaram avanços significativos no entendimento e aplicação dos conceitos de medição, com destaque para o papel do parceiro mais capaz e da interação social no processo de aprendizagem. A sequência didática foi formalizada como um texto de apoio para professores, com orientações adaptáveis para diferentes contextos da Educação Básica, visando contribuir para o avanço científico e o aprimoramento das competências dos estudantes. Concluiu-se que a integração entre teoria e prática, mediada por atividades contextualizadas, é essencial para o desenvolvimento das habilidades de medição na Educação Básica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nelson Luiz Reyes Marques, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Campus Pelotas-Visconde da Graça

    Possui Licenciatura em Ciências pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Licenciatura em Ciências Habilitação em Física pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana (UFN). É Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Campus Pelotas - Visconde da Graça).

  • Graciela Garcia Dutra, Prefeitura Municipal de Piratini - RS

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (2008), mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas-Visconde da Graça (2024). Atualmente, atua como professora de Matemática na Rede Municipal de Ensino de Piratini/RS.

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

APRENDIZAGEM DE MEDIÇÃO: INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPONTNEOS E CIENTÍFICOS SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.5335/rbecm.v8i1.16655. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16655. Acesso em: 15 out. 2025.