A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ERRO NA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
DOI:
https://doi.org/10.5335/baz11m79Palavras-chave:
Ensino Fundamental. Erro. Construtivismo. Resolução de problemaResumo
Este artigo tem como temática central a resolução de problemas no ensino de matemática e o erro na perspectiva construtivista nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Parte-se da premissa que a resolução de problemas como metodologia analisa o erro do aluno sob a ótica construtivista. A relevância deste debate se dá pelo fato de trazer concepções que embasam práticas que se contrapõem a concepções e práticas pedagógicas tradicionais, de modo que os estudantes sejam estimulados a desenvolver o seu protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, os procedimentos metodológicos desta análise estão guiados por estudos bibliográficos, além de buscarem parâmetros conceituais na BNCC como fonte documental. Nesse contexto, busca-se refletir as razões da utilização da referida metodologia. Assim, o objetivo deste estudo é trazer para discussão ideias de autores que possibilitem a validação da premissa trazida aqui, como também possa apontar concepções teóricas que respondam práticas pedagógicas mais significativas e produtivas para os estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR

