A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA COM CONCEPÇÃO FREIREANA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.16806Palavras-chave:
Educação emancipatória, formação cidadã, Escola ZandonáResumo
O presente texto tem por objetivo relatar o processo de constituição histórica da Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, localizada no interior do Rio Grande do Sul, ressaltando características de sua prática pedagógica pautada na perspectiva freireana de educação. Para isso busca apoio em documentos da escola, na análise do Projeto Político Pedagógico da Instituição, bem como em trabalhos de pesquisa na forma de dissertações e teses já realizados sobre a escola. Nesse contexto, procede-se um recorte de análise tomando a Constituinte Escolar de 2000 e como essa política pública de educação insere-se no contexto da Escola. O destaque da análise foi a identificação de uma escola que busca apoio em uma metodologia participativa, na presença de valores e princípios voltados a formação cidadã, nas atividades práticas emancipatórias e em um currículo apoiado na presença de Temas Geradores. Tais características são aspectos considerados como articuladores do processo pedagógico presentes na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduarda Souza Rochembach, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Luiz Marcelo Darroz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR