RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS SABERES DOCENTES RESSIGNIFICADOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5335/pnpw2s20Palavras-chave:
estágio supervisionado, formação inicial, saberes docentesResumo
Este relato descreve a experiência vivenciada por uma professora de biologia em formação no decorrer do cumprimento do Estágio em Ensino de Ciências, durante o período de observação e regência de duas turmas dos anos finais do ensino fundamental. Foi adotado como procedimento metodológico o uso de narrativas autobiográficas que ajudaram na compreensão e descrição dos episódios mais significativos vivenciados no cumprimento na disciplina de Estágio e Metodologia para o Ensino de Ciências. O objetivo do trabalho foi identificar e refletir sobre quais saberes docentes foram ressignificados ao longo do Estágio em Ensino de Ciências. Analisando as narrativas construídas a partir de Tardif (2014), foi possível observar que houve a ressignificação dos saberes curriculares, disciplinares, experienciais e da formação profissional. Dito isso, o Estágio supervisionado pode ser visto como um espaço de construção de conhecimento e aprendizagem, de reflexão acerca da prática docente e de ressignificação dos saberes necessários à formação docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR

