CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS: INVESTIGANDO A EXISTÊNCIA DE CONEXÕES NA GEOMETRIA EUCLIDIANA E NA DO TÁXI
DOI:
https://doi.org/10.5335/f9kyxh50Palavras-chave:
Investigação matemática, Formação continuada de professores. Geometria.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar conexões entre relações de congruência em triângulos na Geometria Euclidiana e na Geometria do Táxi de modo a possibilitar a inserção dessa geometria não euclidiana na educação básica, em especial nas aulas de matemática no Ensino Fundamental e no Médio. A Geometria do Táxi possibilita ligação com conteúdos da Educação Básica como, por exemplo, deslocamentos urbanos, que estão diretamente relacionados ao cotidiano dos estudantes. Para a construção dessa relação, foram elaboradas cinco atividades que levaram os estudantes de um mestrado no sul do Brasil a explorar congruências nessa geometria, evidenciando as diferenças existentes entre a Euclidiana e a do Táxi, considerada não-euclidiana por apresentar uma métrica diferenciada da primeira. Na última atividade, foi proposta uma sequência de tarefas que conduziam à seguinte questão geral: Existe conexão entre congruência de triângulos na perspectiva da Geometria Euclidiana e na do Táxi? Apesar do tema ser algo novo para os alunos participantes de da pesquisa, pôde-se concluir um grande interesse dos mesmos, todos professores da escola básica, pelo fato do tema proporcionar relação com seu cotidiano, além de ter um resultado satisfatório no que diz respeito ao resgate de conceitos da Geometria Euclidiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR

