Prática pedagógica integrada de alfabetização matemática e literatura infantil

Authors

  • Fabio Colins Universidade Federal do Pará
  • Patrícia Pena Moraes Universidade Federal do Pará
  • Arthur Gonçalves Machado Júnior Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9153

Keywords:

Alfabetização matemática, Literatura infantil, Prática pedagógica integrada

Abstract

Este artigo tem como objetivos apresentar, descrever e discutir o ensino integrado de alfabetização matemática e linguística por meio da literatura infantil, no que concerne, especificamente, o ensino de geometria. As propostas didáticas apresentadas nesta pesquisa abordam o ensino de geometria (espaço e forma), especificamente as habilidades relacionadas a localização e movimentação no espaço, reconhecimento, composição e decomposição de figuras planas e seus elementos (aresta, vértice, lado, etc.), a partir da leitura de dois textos de literatura infantil. A prática docente deu-se por meio de duas sequências de atividades, construídas com o propósito de desenvolver um ensino integrado de alfabetização matemática e alfabetização linguística em uma turma multisseriada, composta por alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental.
Nesta pesquisa, percebemos que é possível trabalhar a disciplina matemática de maneira contextualizada
e integrada com a língua portuguesa por meio da literatura infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Patrícia Pena Moraes, Universidade Federal do Pará

    Mestranda em Docência em Educação em Ciências e Matemática (UFPA). Especialista em Educação Especial (UCAM-MG). Licenciatura em Pedagogia (Uninter). Licenciatura em Língua Portuguesa (UEPA). Professora da Educação Especial e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (SEMED-São Francisco do Pará-PA).

  • Arthur Gonçalves Machado Júnior, Universidade Federal do Pará

    Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Licenciado em Matemática (UFPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/UFPA) da Universidade Federal do Pará.

Published

2019-08-16

How to Cite

Prática pedagógica integrada de alfabetização matemática e literatura infantil. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 84–98, 2019. DOI: 10.5335/rbecm.v2i1.9153. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9153. Acesso em: 16 oct. 2025.