Conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de Geometria Elementar: conceito de medida

Autores

  • Débora Silva de Lara Universidade Franciscana
  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9345

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Formação de professores, Medida

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que teve por objetivo analisar quais contribuições um espaço de formação continuada de professores de Matemática pode proporcionar à construção do conhecimento pedagógico do conteúdo em Geometria Elementar. A fundamentação teórica do trabalho apoia-se no conjunto de conhecimentos que o professor necessita para o ensino, em especial o conhecimento pedagógico de conteúdo (pedagogical content knowledge – PCK), proposto por David Lee Shulman. Para a realização da pesquisa, contamos com a colaboração de um grupo de seis professores (incluindo a própria pesquisadora), os quais estavam matriculados na disciplina “Matemática nos anos iniciais: conteúdos e
produção de atividades do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana”. A complexidade do PCK, bem como o fato de esse ser construído em situações reais em sala de aula, dificultou sua construção para os professores que não possuem experiência de ensino nos anos iniciais. Porém, acreditamos ser possível proporcionar-lhes uma “condição favorável” à construção e ao desenvolvimento do PCK em formações que instiguem esse conhecimento. Como resultado, concluímos que os cursos que exigem do professor reflexão e que contemplam o conhecimento matemático juntamente com o conhecimento pedagógico do conteúdo podem contribuir de forma satisfatória e positiva no ensino e na
aprendizagem desse profissional, pois, desse modo, ele não aprende apenas “o que ensinar”, mas também “como ensinar”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Silva de Lara, Universidade Franciscana

    Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana de Santa Maria. Licenciada em
    Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Alegrete. Professora
    do Colégio Prof. Raymundo Luiz Marinho Carvalho

  • José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana de Santa Maria

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Franciscana
    de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2019-08-16

Como Citar

Conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de Geometria Elementar: conceito de medida. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 119–137, 2019. DOI: 10.5335/rbecm.v2i1.9345. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9345. Acesso em: 16 out. 2025.