O jogo digital on-line e as funções cognitivas de atenção e memória em Matemática: um estudo em neurociências

Autores

  • Sindia Liliane Demartini da Silva UFFS
  • Nilce Fátima Scheffer

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9348

Palavras-chave:

aprendizagem, atenção, jogos digitais, matemática, memória

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um produto educacional referente a uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim. Trata-se dos jogos digitais on-line: Space Race e Batalha Matemática, que oferecem estratégias para o desenvolvimento das funções cognitivas humanas. Definimos o perfil dos estudantes nativos digitais e mostramos o jogo como perspectiva inovadora aos processos de ensinar e aprender. Apresentamos uma breve revisão de estudos relativos às funções cognitivas de atenção e memória associadas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva da neurociência. Os resultados apontam que o estudante mantém a atenção sensorial/mental voltada à atividade quando está interagindo com o jogo, bem como faz o uso da memória de trabalho e de processos de evocação e consolidação de memória permanente. Consequentemente, estes e outros jogos digitais podem ser considerados importantes aliados à aprendizagem matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-08-16

Como Citar

O jogo digital on-line e as funções cognitivas de atenção e memória em Matemática: um estudo em neurociências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 150–171, 2019. DOI: 10.5335/rbecm.v2i1.9348. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9348. Acesso em: 16 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)