A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente a partir de perguntas dos estudantes sobre combustíveis
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.9670Keywords:
Ensino de Química, combustíveis, perguntas dos estudantes, CTSA.Abstract
Ensinar Química integrando a Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) possibilita que os estudantes compreendam as inter-relações existentes nessas áreas que são responsáveis pela evolução da sociedade. Esse trabalho relata uma investigação realizada com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual do interior Rio Grande do Sul, mediante perguntas elaboradas sobre a temática “combustíveis”. A questão que delimitou esta pesquisa é: De que modo perguntas propostas pelos estudantes sobre o tema combustíveis podem possibilitar o desenvolvimento de ações relativas CTSA? O desenvolvimento da atividade partiu de uma breve explanação pelo professor de Química sobre o tema combustíveis. Em seguida foi solicitado aos estudantes que formulassem perguntas sobre o que gostariam de aprender sobre a temática. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar as perguntas elaboradas. Em resultado, emergiram categorias de interesses dos estudantes que versam da origem, composição, propriedades ao processo de produção dos combustíveis, as principais formas de utilização dos combustíveis e as implicações econômicas, políticas e ambientais do uso de combustíveis.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR