O uso de testes de hipótese para aferir a existência de diferença no desempenho de egressos do Ensino Médio na tarefa de relacionar a Física com o cotidiano do trânsito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.9904

Palavras-chave:

Ensino de Física, Física aplicada ao trânsito, Pesquisa quantitativa, Alfabetização Científica

Resumo

Apresenta-se os resultados de uma pesquisa que investigou se egressos do Ensino Médio relacionam a Física escolar com o cotidiano do trânsito. Para tal, foi aplicado um questionário com questões de Física aplicadas a este contexto, e posteriormente, testes de hipótese foram realizados, a fim de verificar se grupos com características opostas dessa mesma amostra apresentaram desempenhos estatisticamente diferentes entre si. Foram testadas hipóteses de igualdade de médias entre gênero, idade, realidade escolar, experiência com veículos e nível educacional atual, por meio do Teste U de Mann-Whitney. Notou-se que participantes que concluíram o Ensino Médio em escolas particulares, assim como os que já haviam dirigido até o momento da pesquisa, obtiveram desempenhos estatisticamente maiores do que o grupo oposto. Tais constatações corroboram com a concepção de que a qualidade do ensino, a consideração dos conhecimentos prévios dos estudantes e as experiências vivenciadas por cada indivíduo, podem ser fatores de impacto na aprendizagem, potencializando uma maior retenção de conceitos físicos em egressos da educação básica e a possibilidade de desenvolver uma visão crítica do seu cotidiano, preceitos básicos de uma Alfabetização Científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrick Alves Vizzotto, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

    Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Bolsista de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) da UNIVATES.

  • Luiz Fernando Mackedanz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Doutor em Ciências (UFRGS). Professor Associado do Instituto de Matemática, Estatística e Física da FURG. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (FURG).

Downloads

Publicado

2020-02-07

Como Citar

O uso de testes de hipótese para aferir a existência de diferença no desempenho de egressos do Ensino Médio na tarefa de relacionar a Física com o cotidiano do trânsito. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v2i2.9904. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9904. Acesso em: 16 out. 2025.