ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: O QUE DIZEM OS ARTIGOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES?
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15372Keywords:
Revisão bibliográfica, Abordagem investigativa, Formação docenteAbstract
O estudo objetivou identificar e analisar artigos publicados em periódicos nacionais de ensino da área de Ensino que abordam o ensino de ciências por investigação na formação de professores, destacando suas principais propostas e metodologias de pesquisa para delineamento de novas problemáticas e possíveis caminhos para futuras pesquisas. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica que considerou os artigos publicados no período de 2001 a 2021 em periódicos da área de Ensino classificados no Qualis como A1 (quadriênio 2013-2016). Identificou-se 53 artigos sobre ensino de ciências por investigação, sendo apenas 12 sobre formação de professores, que foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Evidenciou-se um crescimento no número de pesquisas referentes ao ensino de ciências por investigação relacionadas à formação de professores nos últimos anos, sendo possível classificá-las em três categorias de acordo com as propostas de estudos e aspectos metodológicos: aplicação e análise de proposta de atividade com estudantes do Ensino Superior; análise teórica; e análises do desenvolvimento de atividades com professores em formação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Beatriz Pires Fernandes, Tathiane Milaré

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR