FÓRMULAS DE ÁREAS: CONSTRUINDO PORQUÊS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15935Keywords:
Educação Matemática, por quês matemáticos, fórmulas, áreasAbstract
Este relato é resultado de experiências enquanto docentes em disciplinas de prática de ensino na formação inicial de professores de Matemática em um curso de Licenciatura em Matemática. Baseado em uma abordagem qualitativa, o texto apresenta possibilidades pedagógicas de trabalho com as fórmulas de áreas de algumas figuras geométricas planas por meio de materiais manipulativos. A partir de Freitas e Mongelli (2008) e outros autores da área, o objetivo é construir significados e justificativas voltados para prática de professores e futuros professores de matemática de modo que favoreçam a compreensão das fórmulas de áreas. Conclui-se que o estudo contribui com a formação e o desenvolvimento de práticas do professor de matemática, estimulando a ressignificação de procedimentos e um movimento direcionado à mudança de atitude da prática passiva de repetição de fórmulas.
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