ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: O QUE DIZEM OS ARTIGOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES?
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15372Palavras-chave:
Revisão bibliográfica, Abordagem investigativa, Formação docenteResumo
O estudo objetivou identificar e analisar artigos publicados em periódicos nacionais de ensino da área de Ensino que abordam o ensino de ciências por investigação na formação de professores, destacando suas principais propostas e metodologias de pesquisa para delineamento de novas problemáticas e possíveis caminhos para futuras pesquisas. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica que considerou os artigos publicados no período de 2001 a 2021 em periódicos da área de Ensino classificados no Qualis como A1 (quadriênio 2013-2016). Identificou-se 53 artigos sobre ensino de ciências por investigação, sendo apenas 12 sobre formação de professores, que foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Evidenciou-se um crescimento no número de pesquisas referentes ao ensino de ciências por investigação relacionadas à formação de professores nos últimos anos, sendo possível classificá-las em três categorias de acordo com as propostas de estudos e aspectos metodológicos: aplicação e análise de proposta de atividade com estudantes do Ensino Superior; análise teórica; e análises do desenvolvimento de atividades com professores em formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Beatriz Pires Fernandes, Tathiane Milaré

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR