ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: O QUE DIZEM OS ARTIGOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES?

Autores

  • Beatriz Pires Fernandes Universidade Federal de São Carlos, Araras
  • Tathiane Milaré Universidade Federal de São Carlos, Araras

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15372

Palavras-chave:

Revisão bibliográfica, Abordagem investigativa, Formação docente

Resumo

O estudo objetivou identificar e analisar artigos publicados em periódicos nacionais de ensino da área de Ensino que abordam o ensino de ciências por investigação na formação de professores, destacando suas principais propostas e metodologias de pesquisa para delineamento de novas problemáticas e possíveis caminhos para futuras pesquisas. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica que considerou os artigos publicados no período de 2001 a 2021 em periódicos da área de Ensino classificados no Qualis como A1 (quadriênio 2013-2016). Identificou-se 53 artigos sobre ensino de ciências por investigação, sendo apenas 12 sobre formação de professores, que foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Evidenciou-se um crescimento no número de pesquisas referentes ao ensino de ciências por investigação relacionadas à formação de professores nos últimos anos, sendo possível classificá-las em três categorias de acordo com as propostas de estudos e aspectos metodológicos: aplicação e análise de proposta de atividade com estudantes do Ensino Superior; análise teórica; e análises do desenvolvimento de atividades com professores em formação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: O QUE DIZEM OS ARTIGOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES?. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.15372. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15372. Acesso em: 16 out. 2025.