O USO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA EM UMA VISÃO FREIREANA NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL

Autores

  • Marta Aparecida Serpa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Luciano Andreatta-da-costa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Centro Universitário Metodista do IPA

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15993

Palavras-chave:

Função Exponencial, Matemática Financeira, Perspectiva Freireana

Resumo

Neste artigo é apresentada uma estratégia para o ensino de função exponencial a partir de uma visão freireana. O texto é oriundo de um trabalho de mestrado, o qual tem por objetivo o desenvolvimento de um produto educacional para o ensino de função exponencial no 1º ano do ensino médio. Enfatiza-se o trabalho com problemas reais, fazendo com que os estudantes compreendam e consigam aplicar nas situações cotidianas o que fora desenvolvido em aula. São apresentadas considerações a respeito do construtivismo associado à visão freireana de educação, bem como discussões sobre a relevância de trabalhar a partir da realidade do aluno. É descrita a aplicação do material didático com alguns dos resultados obtidos. O estudo de caso realizado mostrou-se exitoso, tendo em vista a boa participação dos alunos na realização das atividades. Além disso, as interações entre professor e aluno provocaram uma ampliação do conhecimento do professor a partir do interesse pelo mercado financeiro de um aluno

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marta Aparecida Serpa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Possui graduação em Matemática e mestrado em fase final na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul junto ao PPGTEM/UERGS, na área da Educação Matemática. É especialista em educação S.E da Prefeitura Municipal de Gravataí e Professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Matemática. Autora de capítulo de livro e de produto educacional na área da Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

O USO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA EM UMA VISÃO FREIREANA NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.15993. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15993. Acesso em: 16 out. 2025.