LeR Info: uma proposta de material didático digital para o ensino de leitura e produção do gênero multimodal infográfico no Google Classroom

: uma proposta de material didático digital para o ensino de leitura e produção do gênero multimodal infográfico no Google Classroom

Autores

  • Susana Cristina dos Reis UFSM
  • Marileia da Silva Marchezan

Palavras-chave:

Linguagem como prática social, Gênero Multimodal Infográfico, Material Didático Digital, Google Classroom, Leitura e Produção Textual

Resumo

Em Linguística Aplicada, pesquisas reportam análise de gêneros discursivos e multimodais e trazem sugestões de sequências didáticas para uso em aulas, porém, raramente se encontra a descrição de materiais digitais para aulas de língua portuguesa na modalidade híbrida, e que evidenciem a linguagem como prática social. Com base nessas premissas, desenvolvemos material didático digital para promover o ensino de leitura e de escrita,‌ por meio do Google Classroom, na perspectiva da pedagogia crítica de gêneros‌ ‌e‌ ‌de‌ ‌multiletramentos.‌ Para avaliar o material, realizamos uma ‌pesquisa-ação‌ em uma escola pública, em cuja experiência os participantes consumiram, produziram e‌ ‌disseminaram ‌o‌ ‌gênero‌ ‌multimodal‌ ‌infográfico‌.‌ Os resultados são positivos ‌quanto‌ ‌à aprendizagem ‌da‌ ‌língua‌ ‌materna‌ por meio da proposta aplicada, pois gerou engajamento, motivação e retenção de conhecimento sobre o gênero, a partir do envolvimento dos alunos em diferentes práticas sociais pelo uso‌ ‌de‌ ‌tecnologias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

LeR Info: uma proposta de material didático digital para o ensino de leitura e produção do gênero multimodal infográfico no Google Classroom: : uma proposta de material didático digital para o ensino de leitura e produção do gênero multimodal infográfico no Google Classroom. (2020). Revista Desenredo, 16(3). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/11431