Ampliando horizontes: ensino de inglês para crianças com transtorno do espectro autista

teaching English to children with autism spectrum disorder

Autores

Palavras-chave:

Ensino de inglês para crianças; Transtorno do espectro autista; Inclusão escolar; Desenvolvimento linguístico

Resumo

Quando tratamos do ensino de inglês para crianças, o cenário da educação atual se apresenta como propício a propostas de pesquisas que fortaleçam a importância da inclusão em contexto escolar. Neste trabalho objetivamos discutir, por meio de análise qualitativo-interpretativa, o papel da aprendizagem da língua inglesa para crianças com Transtorno do Espectro Autista em seu desenvolvimento linguístico, evidenciando a contribuição da língua inglesa para a superação das dificuldades de aprendizagem que podem surgir em decorrência do diagnóstico. Os dados foram gerados a partir de atividades inseridas em uma sequência didática desenvolvida e aplicada em contexto de estágio supervisionado em língua inglesa, junto a uma turma do nível pré-5, incluindo um aluno autista. Os resultados apontam que, realizadas as adaptações de materiais e abordagens, o ensino da língua pode favorecer o desenvolvimento linguístico das crianças com TEA, além de possibilitar o engajamento social, a fim de caracterizar, de fato, a inclusão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Otto Henrique Silva Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

    Mestrando do programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Formado em Letras - Inglês e suas respectivas literaturas pela UEL. Pós-graduado em Linguagem Musical, Psicopedagogia Institucional e Gestão Escolar e Liderança pela Universidade do Oeste Paulista.

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina

    Professora adjunta no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas na Uni.versidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

Ampliando horizontes: ensino de inglês para crianças com transtorno do espectro autista: teaching English to children with autism spectrum disorder. (2020). Revista Desenredo, 16(3). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/11449