Divulgação científica e ensino de língua portuguesa: reflexões sobre uma proposta de trabalho no ensino médio
reflections on teaching and learning writing in high school
Palavras-chave:
Ensino de língua portuguesa; Gêneros discursivos; Divulgação científicaResumo
Muitas escolas brasileiras já adotaram uma metodologia de ensino pela pesquisa, contribundo, dessa forma, para o letramento científico dos estudantes. Nesse contexto, é papel da escola básica oferecer oportunidades para que estudantes-pesquisadores, além de divulgarem suas pesquisas para seus pares, possam também divulgá-las a um público não especialista. Este artigo discute os resultados de uma proposta pedagógica que buscou levar a divulgação científica para a sala de aula de língua materna. A proposta, aplicada em uma escola pública de ensino médio técnico, culminou com a produção de um texto pertencente ao gênero discursivo notícia na esfera do jornalismo de divulgação científica. Os resultados evidenciaram a importância de se trabalhar com a divulgação científica e reafirmaram a necessidade de que as propostas de ensino de língua materna estejam vinculados às práticas sociais. Além disso, reforçaram a importância da interação entre professora e estudantes e, também, entre os próprios estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.