Fundamentos pedagógicos de Língua Portuguesa na BNCC: uma análise crítica de discursos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.12610Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Ensino Fundamental, Ensino de Língua PortuguesaResumo
Considerando a importância da Base Nacional Comum Curricular e sua influência no desenvolvimento de práticas pedagógicas em todo o país, neste relato de pesquisa, analisamos criticamente os discursos sobre ensino de língua portuguesa presentes nos fundamentos pedagógicos do componente curricular para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, orientamo-nos teórico-metodologicamente pela Análise Crítica de Discurso, que propõe uma análise tridimensional, com vistas à descrição da prática textual, à interpretação das práticas discursivas e à explicação das práticas sociais. Os resultados apontam um discurso sobre ensino de língua portuguesa, em grande medida, alinhado à perspectiva de gêneros discursivos/textuais que considera contextos situados e focaliza o desenvolvimento de práticas de usos de língua(gem). Importante ressaltar certa fluidez discursiva, visto que, por vezes, há o apagamento do gênero enquanto objeto de ensino, o que pode suscitar leituras enviesadas do documento e, consequentemente, subsidiar propostas pedagógicas que não contemplem a complexidade desse objeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						 
							