Sobre a formação lexicográfica de professores(as) de Língua Portuguesa do estado do Rio Grande do Sul: considerações a partir de um evento de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v19i3.15303Palavras-chave:
Formação de professores(as) de Língua Portuguesa, Evento de formação, Formação lexicográfica, Dicionários em sala de aulaResumo
O uso de recursos dicionarísticos no ensino de Língua Portuguesa, na maioria das vezes, acontece de forma inadequada, de modo que o aproveitamento de seu potencial pedagógico é significativamente prejudicado. Nesse sentido, tem se observado que a formação lexicográfica de professores(as) – inicial ou continuada – pode ser uma alternativa apropriada para a mitigação dessa problemática. O presente artigo, na esteira dessa questão, objetiva analisar a concepção de trabalho com dicionários em sala de aula apreendido a partir de comentários produzidos por professores(as) da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul em evento online de formação continuada, com foco no trabalho com o gênero verbete de dicionário, e refletir sobre aspectos da formação docente lexicográfica apreendidos durante a interação professores(as) formadores(as) e professores(as) em formação. Trata-se de pesquisa empírica, na interface entre Lexicografia Pedagógica e Linguística Aplicada, de abordagem qualitativa e metodologia interpretativista. O corpus da pesquisa advém de registros de 22 comentários produzidos por professores(as) de Língua Portuguesa, analisados desde uma perspectiva discursiva. Os resultados sugerem que o evento de formação online é produtivo para o incremento da reflexão docente sobre o trabalho com dicionários em sala de aula, mas ainda é preciso avançar na formação lexicográfica de nossos(as) professores(as), a fim de que as possibilidades de trabalho com o dicionário em sala de aula possam ir além da consulta à grafia ou significado de determinada unidade vocabular.
Palavras-chave: Formação de professores(as) de Língua Portuguesa; Evento de formação; Formação lexicográfica; Dicionários em sala de aula
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruna Colares Rodrigues, Anderson Carnin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						