Sobre a formação lexicográfica de professores(as) de Língua Portuguesa do estado do Rio Grande do Sul: considerações a partir de um evento de formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i3.15303

Palavras-chave:

Formação de professores(as) de Língua Portuguesa, Evento de formação, Formação lexicográfica, Dicionários em sala de aula

Resumo

O uso de recursos dicionarísticos no ensino de Língua Portuguesa, na maioria das vezes, acontece de forma inadequada, de modo que o aproveitamento de seu potencial pedagógico é significativamente prejudicado. Nesse sentido, tem se observado que a formação lexicográfica de professores(as) – inicial ou continuada – pode ser uma alternativa apropriada para a mitigação dessa problemática. O presente artigo, na esteira dessa questão, objetiva analisar a concepção de trabalho com dicionários em sala de aula apreendido a partir de comentários produzidos por professores(as) da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul em evento online de formação continuada, com foco no trabalho com o gênero verbete de dicionário, e refletir sobre aspectos da formação docente lexicográfica apreendidos durante a interação professores(as) formadores(as) e professores(as) em formação. Trata-se de pesquisa empírica, na interface entre Lexicografia Pedagógica e Linguística Aplicada, de abordagem qualitativa e metodologia interpretativista. O corpus da pesquisa advém de registros de 22 comentários produzidos por professores(as) de Língua Portuguesa, analisados desde uma perspectiva discursiva. Os resultados sugerem que o evento de formação online é produtivo para o incremento da reflexão docente sobre o trabalho com dicionários em sala de aula, mas ainda é preciso avançar na formação lexicográfica de nossos(as) professores(as), a fim de que as possibilidades de trabalho com o dicionário em sala de aula possam ir além da consulta à grafia ou significado de determinada unidade vocabular.

Palavras-chave: Formação de professores(as) de Língua Portuguesa; Evento de formação; Formação lexicográfica; Dicionários em sala de aula

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Biografia do Autor

  • Bruna Colares Rodrigues, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

    Licenciada em Letras (Língua Portuguesa). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)/Bolsista CAPES. 

  • Anderson Carnin, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    Professor do Departamento de Linguística Aplicada/Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (DLA/IELUNICAMP).

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Sobre a formação lexicográfica de professores(as) de Língua Portuguesa do estado do Rio Grande do Sul: considerações a partir de um evento de formação docente. (2024). Revista Desenredo, 20(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i3.15303