"A vida passa rápido”: estratégias enunciativo-discursivas e efeitos de sentido num vídeo publicitário do DetranRS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v20i1.15707Palavras-chave:
Vídeo publicitário. Detran-RS. Semiótica Discursiva. Textos multissemióticos/sincréticos. Efeitos de sentido.Resumo
Este artigo versa sobre escolhas enunciativo-discursivas e efeitos de sentido projetados numa peça publicitária em formato audiovisual. Trata-se do vídeo intitulado “A vida passa rápido”, que fez parte de uma campanha do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul – DetranRS, veiculada nos anos de 2018 e 2019, com intuito de sensibilizar o enunciatário para os cuidados com o trânsito, em especial o respeito aos limites de velocidade nas rodovias. À luz da Semiótica Discursiva, realizamos a análise do vídeo com objetivo de identificar as principais estratégias mobilizadas para adesão do leitor ao discurso e compreender como diferentes linguagens atuam na construção dos sentidos. O interesse por desenvolver a análise tem relação com as práticas de linguagem propostas para a educação básica, visando ao desenvolvimento de competências de leitura de textos multissemióticos/sincréticos. A análise mostra que o vídeo se vale de estratégias de ordem emocional e afetiva com vistas à manipulação do enunciatário. No plano de conteúdo, são mobilizadas redes figurativas que tematizam o ciclo da vida e as emoções vivenciadas em família, estabelecendo a prudência no trânsito como forma de manter/preservar o objeto-valor, a vida dos entes queridos. No plano de expressão, recursos de diferentes linguagens (iluminação, disposição topológica, trilha sonora, recursos de câmera etc.) intensificam efeitos de sentido de ordem sensível.
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Copyright (c) 2024 Luciana Maria Crestani, Josiane Faqui Locatelli

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