O discurso sobre o professor mediador: uma reflexão sobre produções discursivas de licenciandos na educação a distância

Autores

  • Rosângela Hammes Rodrigues UFSC
  • Nivea Rohling UTFPR

Palavras-chave:

Produção discursiva na Educação a Distância, Formação inicial do professor, Professor mediador, Círculo de Bakhtin

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de produções discursivas de licenciandos em Letras de um curso de Licenciatura Letras-Português-EaD de uma universidade pública federal do sul do Brasil. Objetiva-se investigar a constituição identitária do professor de língua portuguesa. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin. Os dados analisados compõem-se de 106 fóruns de discussão; 59 enunciados de atividades avaliativas, postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem no período de 2007 a 2011; e dados gerados por meio de um questionário respondido por 61 licenciandos. A análise das produções discursivas dos licenciandos aponta para a reenunciação de vários discursos sobre o professor, dentre eles o do professor mediador. O professor mediador é significado pelos licenciados como mediador do conhecimento, como alguém que está entre o conhecimento e o aluno, o que nos remete ao sentido de transposição de conteúdos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosângela Hammes Rodrigues, UFSC
    Doutora em Linguística Aplicada pela PUC/SP; docente do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, professora do Programa Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC.
  • Nivea Rohling, UTFPR
    Doutora em Linguística pela UFSC; docente do Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão da UTFPR/Campus Curitiba.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O discurso sobre o professor mediador: uma reflexão sobre produções discursivas de licenciandos na educação a distância. (2014). Revista Desenredo, 10(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/4110