Reflexões sobre o trabalho docente

Autores

  • Marcia Cristina Corrêa Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

ensino como trabalho, trabalho docente, Interacionismo Sociodiscursivo

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o trabalho docente. Para isso, partimos do pressuposto que a docência é um trabalho. Apesar de parecer uma afirmação óbvia, as pesquisas que analisam as representações do trabalho docente demonstram dificuldades para definir essa profissão e, particularmente, para compreendê-la como um trabalho. Neste artigo, apresentamos as bases do Interacionismo Sociodiscursivo, que é o referencial teórico que utilizamos para a análise do trabalho docente. Essa escolha decorre da importância dada pela teoria ao estudo do papel da prática de linguagem em situações de trabalho, no caso, trabalho docente. Por fim, apresentamos alguns dados decorrentes de uma das ações do Projeto “Representações do Agir docente”, que tem por objetivo analisar as representações do agir docente em textos pertinentes à atividade educacional.

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Biografia do Autor

  • Marcia Cristina Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGL-UFSM). Integrante da Linha de Pesquisa Linguagem e Interação. Coordenadora do Projeto “Representações do Agir docente”.

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Publicado

2014-12-18

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Artigos

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