A representação da família na dramaturgia infantil e juvenil: o caso da obra 'O menino detrás das nuvens', de Carlos Augusto Nazareth

Autores

  • Fabiano Tadeu Grazioli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim
  • Miguel Rettenmaier Universidade de Passo Fundo (UPF)

Palavras-chave:

Dramaturgia infantojuvenil. Modelo emancipatório. Carlos Augusto Nazareth.

Resumo

No presente trabalho, realiza-se uma análise do texto dramático infantojuvenil O menino detrás das nuvens, de autoria de Carlos Augusto Nazareth, vinculando-o aos modelos de representação de família propostos por Regina Zilberman, a saber, o crítico, o eufórico e o emancipatório. Os modelos indicados pela autora, inicialmente criados para análise de narrativas infantojuvenis, servem também para análise de textos do gênero dramático, conforme se registra no trabalho realizado. Confrontando-os com o texto de Nazareth, percebe-se que o autor cria uma dramaturgia que se aproxima do modelo emancipatório, principalmente se for tomado como foco a trajetória do protagonista da história. A partir de uma abordagem qualitativa, destacam-se, ao final, algumas singularidades do texto que o caracterizam como “altamente recomendável” para a leitura de crianças e jovens, conforme premiação recebida da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim
    Mestre em Estudos Literários pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor do Departamento de Linguística Letras e Artes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim.
  • Miguel Rettenmaier, Universidade de Passo Fundo (UPF)
    Doutor em Teoria da Literatura; professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo; pesquisador na linha de “Leitura e formação do leitor” e coordenador do Acervo Literário Josué Guimarães (ALJOG/UPF).

Downloads

Publicado

2015-08-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A representação da família na dramaturgia infantil e juvenil: o caso da obra ’O menino detrás das nuvens’, de Carlos Augusto Nazareth. (2015). Revista Desenredo, 11(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/5045

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)