A Licenciatura em Letras: um espaço para formar (professores) leitores?

Autores

  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba
  • Josete Marinho Lucena Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Letras. Professor. Português. Literatura. Leitura. Leitor.

Resumo

Este artigo apresenta os problemas e desafios que se constatam na/para a formação leitora dos professores de Português e Literatura e nos discentes da Licenciatura em Letras, demonstrando que a denominada “crise da leitura”, originada por volta dos anos 70, do século XX, tem se agravado na formação dos professores que deveriam ensinar a leitura na educação básica, especialmente, a leitura literária. Desse modo, destacamos os estudos e pesquisas de Oliveira (2008), Sales (2009; 2013) e Segabinazi (2011) que revelam o perfil do professor e do aluno do curso de Letras, no intuito de mostrar e destacar a urgência com que precisamos rever e avaliar os currículos do curso de Letras, que formam professores formadores de leitores na educação básica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba
    DANIELA MARIA SEGABINAZI - Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Letras e Direito, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da UFPB. Pesquisa os seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino e literatura brasileira contemporânea. Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente”; integra o Núcleo de Estudos de Alfabetização em Linguagem e Matemática e o Grupo de Trabalho Literatura e Ensino da ANPOLL. Tem publicações na área de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e letramento literário.

Downloads

Publicado

2017-01-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Licenciatura em Letras: um espaço para formar (professores) leitores?. (2017). Revista Desenredo, 12(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/6399