Leitura e formação no Ensino Superior: “Problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em Portugal”

Autores

  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Ângela Paiva Balça Universidade de Évora / CIEC
  • Maria da Natividade Carvalho Pires Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Palavras-chave:

Leitura, Literacias académicas, Formação de leitores, Ensino superior.

Resumo

Neste artigo discute-se o problema da leitura e da formação de leitores no ensino superior, no Brasil e em Portugal, sendo nosso objectivo perceber se estes estudantes são ainda leitores em construção. A metodologia para a discussão centrou-se nas investigações em torno da formação leitora destes estudantes, o que permitiu chegar a algumas conclusões afins: são fundamentais estudos de maior dimensão nestas áreas; é basilar que todos os docentes do ensino superior tomem consciência das dificuldades destes alunos na leitura/escrita/ literacias académicas e que nas suas disciplinas possam dar um contributo para colmatar estes problemas; os alunos do ensino superior são ainda leitores em construção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista
    Departamento de Educação Àrea: Infância e Educação
  • Ângela Paiva Balça, Universidade de Évora / CIEC
    Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, Portugal
  • Maria da Natividade Carvalho Pires, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
    Professora coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Ciências Sociais e Humanas. Doutorada em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra

Downloads

Publicado

2017-01-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Leitura e formação no Ensino Superior: “Problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em Portugal”. (2017). Revista Desenredo, 12(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/6418

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)