O passeio de Rosinha: articulando saberes sociais e biológicos na infância por meio da literatura

Autores

  • Tatiana Pereira da Silva Universidade de São Paulo
  • Paula Teixeira Araujo Universidade de São Paulo
  • Luís Paulo de Carvalho Piassi Universidade de São Paulo
  • Emerson Izidoro dos Santos Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

literatura infantil, conhecimento sociocientífico, polivalência

Resumo

Nesse artigo buscamos discutir a possibilidade de abordagem de temas sociais de forma articulada com saberes biológicos na escola da infância usando como recurso o livro de literatura infantil. A escolha por esse tipo de publicação deve-se ao fato dela ser amplamente empregada no ensino dirigido a esse público. Apresentamos um panorama histórico da produção dessa modalidade de literatura e em seguida exemplificamos nossa proposta a partir da análise, com base em elementos da semiótica greimasiana, de uma obra específica de literatura infantil levantando, a partir desta, diferentes temáticas sociais que podem ser abordadas no contexto de sala de aula e que tem relação com o dia a dia das crianças. Nossas análises demonstraram ambivalências entre as representações dos animais e as temáticas científicas, mas também em relação ao livro infantil enquanto objeto educacional. Por fim, concluímos que a articulação de diferentes campos de saberes no desenvolvimento de uma atividade contribui para uma educação menos compartimentalizada e para a construção de um conhecimento mais articulado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatiana Pereira da Silva, Universidade de São Paulo
    Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
  • Paula Teixeira Araujo, Universidade de São Paulo
    Mestra em Filosofia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
  • Luís Paulo de Carvalho Piassi, Universidade de São Paulo
    Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH-USP
  • Emerson Izidoro dos Santos, Universidade Federal de São Paulo
    Professor Doutor da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O passeio de Rosinha: articulando saberes sociais e biológicos na infância por meio da literatura. (2018). Revista Desenredo, 14(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/7285