Avaliação de textos acadêmicos escritos: uma perspectiva enunciativa

Autores

  • Carolina Knack Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Giovane Fernandes Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Avaliação. Enunciação. Escrita acadêmica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor uma perspectiva enunciativa de avaliação de textos acadêmicos escritos em contexto de ensino-aprendizagem de língua materna na Universidade. Em um primeiro momento, valendo-se de pressupostos da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, apresenta: a) uma concepção de avaliação como ato de enunciação; b) o funcionamento enunciativo das instâncias de avaliação professor-aluno, aluno-aluno e autoavaliação; c) princípios teórico-metodológicos para a avaliação que consideram a cultura, a intersubjetividade, a situação criadora de referência, os instrumentos linguísticos de realização da enunciação e os planos global e analítico de análise enunciativa do texto. Em um segundo momento, desloca esses elementos para a composição de uma grade de avaliação do texto acadêmico escrito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Knack, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
    Professora Adjunta do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora e Mestra em Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Estudos Linguísticos do Texto (UFRGS). Graduada em Licenciatura em Letras (UFRGS).
  • Giovane Fernandes Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Mestrando em Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Licenciatura em Letras (UFRGS).

Downloads

Publicado

2017-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação de textos acadêmicos escritos: uma perspectiva enunciativa. (2017). Revista Desenredo, 13(3). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/7407