O desenvolvimento de gênero do discurso argumentativo no ensino superior: uma proposta teórico-metodológica

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Gêneros do discurso, Relação dialógica, Produção de texto, Ensino superior

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta teórico-metodológica para o trabalho com a produção textual de gênero do discurso argumentativo, no ensino superior. Sustentada pela concepção dialógica de linguagem, originária dos preceitos do Círculo de Bakhtin, e pelos princípios da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, a proposta é uma ampliação do que foi realizado na formação de graduandos do curso de Letras para a execução do projeto PIBID. Após análise de textos-diagnósticos produzidos pelos graduandos, uma sequência didática foi elaborada e implementada. A produção final dos acadêmicos demonstrou que a proposta contribuiu para que o texto deixasse de ser apenas um gênero acadêmico constituído como processo e produto da verificação docente do ensino e aprendizado de conteúdos para se tornar materialização de uma prática social instituída em uma situação de interação específica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

    Doutora em Estudos da Linguagem. Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

  • Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

    Doutor em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), com pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas linhas de pesquisas Ensino e Aprendizagem de Línguas e Formação do Professor de Línguas. É líder do Grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM/CNPq). Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de mestrado, doutorado e na supervisão de pós-doutorado. E-mail: renilson@wnet.com.br

     

Downloads

Publicado

2019-03-16

Como Citar

O desenvolvimento de gênero do discurso argumentativo no ensino superior: uma proposta teórico-metodológica. (2019). Revista Desenredo, 15(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/8914