Gêneros textuais e ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11456Palavras-chave:
Ensino, Gêneros textuais, Mediação docente, Produção escritaResumo
Este estudo fundamenta-se na concepção interacionista da linguagem e tem como finalidade investigar a mediação dos professores na abordagem dos gêneros textuais, especialmente no ensino da produção textual escrita. Participaram como informantes duas professoras do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Recife. Compõem o corpus desta pesquisa a transcrição das aulas observadas e os textos produzidos pelos estudantes a partir das propostas apresentadas pelas educadoras. A pesquisa confirmou a hipótese de que o trabalho com os gêneros textuais, especialmente na escrita, ainda é fortemente marcado pela tradição do ensino da gramática normativa, uma vez que os elementos composicionais, estruturais, são abordados em primeiro plano, em detrimento da função sociocomunicativa e da criatividade dos estudantes.
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