Escrita e construções de sentidos: o papel do outro na reelaboração discursiva

the role of the other in the discursive re-elaboration

Autores

  • Adriana Cavalcanti dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Wilton Petrus dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11496

Palavras-chave:

Escrita, Inacabamento, Reelaboração, Terceiro do discurso

Resumo

A presente investigação objetivou analisar a reelaboração discursiva do texto fundamentada nas intervenções entre interlocutores interessados a partir da compreensão da resposta ativa do enunciado marcado pela voz do terceiro no discurso. Nesse contexto, problematizou-se: qual o papel do outro no desenvolvimento discursivo do texto? Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação. Para a análise dos dados, discutiu-se a perspectiva dialógica do Círculo Bakhtiniano. Os resultados mostraram que, por sua visão excedente, o outro possui papel relevante e determinante na cadeia organizacional e ininterrupta do discurso no texto. No processo de produção textual, o outro assumiu um lugar significativo na reelaboração dos sentidos através de sua réplica, que permite a retomada das ideias do autor, a partir do entrelaçamento das ideologias, e também das vozes de autoridade que constitui o discurso.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora em Educação Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL)

    Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Leitura da Literatura e da Escrita (GELLITE)

    Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maceió, Brasil

    adricavalcanti@cedu.ufal.br

  • Wilton Petrus dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

    Mestre e Doutorando em Educação

    Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Leitura da Literatura e da Escrita (GELLITE)

    Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maceió, Brasil

    wiltonpetrus@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2021-01-07

Como Citar

Escrita e construções de sentidos: o papel do outro na reelaboração discursiva: the role of the other in the discursive re-elaboration. (2021). Revista Desenredo, 17(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11496